O tremor essencial é uma desordem monosintomática e benigna do movimento, de origem neurológica, muito comum. Chama-se “essencial” porque não existe uma única causa desta doença. Não é causado por outra doença neurológica ou como efeito colateral de uma medicação. Hoje, no entanto, há fortes evidências de que o tremor essencial seja uma doença heterogênea e lentamente progressiva, podendo causar importante diminuição da qualidade de vida de alguns pacientes.

O tremor essencial afeta geralmente as mãos, mas pode também atingir a cabeça e a garganta, o rosto, o maxilar, a língua, a voz, o tronco e, raramente, as pernas e os pés. O tremor pode traduzir-se por um “balancear do corpo para a frente e para trás ” movimento produzido por contrações incontroláveis e involuntárias dos músculos. A severidade dos tremores pode variar extremamente de hora a hora e de dia para dia. Algumas pessoas experimentam o tremor somente em determinadas posições – é o chamado tremor postural. O tremulo se experimenta ao escrever ou ao comer é chamado tremor cinético ou ação específico. A maioria das pessoas com tremor essencial têm simultaneamente tremor postural e cinético. O tremor aumenta sempre quando o indivíduo está estressado ou passando por uma situação estressante.

O tremor essencial não evolui para o Mal de Parkinson, são doenças diferentes não havendo uma ligação entre elas. Há um padrão genético familiar e até o momento há três loci cromossômicos relacio¬nados ao tremor essencial, são eles: cromossomo 3q13 (ETM1), 2p22 (ETM2) e 6p23.

O tratamento medicamentoso é feito com alguns medicamentos como: propranolol, mas a gabapentina, o topiramato e o alprazolam são opções terapêuticas. A cirurgia está indicada para casos graves e refratários. No entanto, muitos pacientes não respondem bem a medicação e a cirurgia se torna um tratamento mais invasivo e aplicado nos casos em que não há mais solução e o comprometimento do indivíduo é total.

Estudo realizado com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) nos Estados Unidos, em 2007, mostrou um possível alvo terapêutico para o tratamento do tremor essencial de ação que é causada por hiperexcitabilidade do córtex sensório-motor. A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) foi aplicada em 30 pacientes no cortéx pré-motor em duas regiões diferentes,M1 e PMC, que consistia em 1800 pulsos, em baixa intensidade (1 HZ), a 90% do limiar motor do paciente. O resultado mostrou controle do tremor postural em 90% dos casos na aplicação no cortéx pré-frontal PMC. Foi percebido, também, melhora funcional com aplicação de 20 sessões com 2 sessões diariamente(1).

Para maiores informações sobre Tremor Essencial, Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e Neurologia entre em contato com a Clínica Higashi – Rio de Janeiro – pelo telefone (21) 3439-8999.

Leitura Complementar:

1. Houdayer E, Devanne H, Tyvaert L, Defebvre L, Derambure P, Cassim F.. Low frequency repetitive transcranial magnetic stimulation over premotor cortex can improve cortical tremor. Clin Neurophysiol. 2007 Jul;118(7):1557-62.

Produzido por:
Andrea Nunes Higashi
Coordenadora de Educação e Pesquisa da Clínica Higashi – Neuroestimulação e Neurologia Rio de Janeiro e Londrina