Dr. Rafael Higashi, médico, mestre em medicina, neurologista e nutrólogo da Clínica Higashi explica através deste vídeo dúvidas de uma pessoa que sofre de dores pelo corpo e gostaria de saber mais sobre o assunto clique no vídeo abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Dr. Higashi explica três aspectos importantes em relação a abordagem da fibromialgia . Primeiro aspecto a dor tem que ser  difusa em região escapular e pélvica (quadril),  tem que restar nos dois lados direito e esquerdo a apresentar ter pelo menos 12 dos 18 pontos da fibromialgia. Na fibromialgia existem uma disfunção no cérebro de inibir normalmente a dor. Uma das maneiras  verificar se a pessoa tem limiar diminuída como ocorre na fibromialgia é usar algômetro.O segundo aspecto é descartar outros diagnósticos que podem causar dor secundariamente como as miopatias inflamatórias, a síndrome dolorosa miofascial, a depressão, doenças autoimunes como o lupus ou e a artrite reumatoide, doenças infecciosas viral, bacteriana ou parasitária e medicações. O terceiro aspecto é relacionado ao tratamento, antes de pensar em remédios que podem ser usados para controle da dor através da otimização do sistema inibitório da dor do sistema nervoso central, outros fatores devem ser equilibrados que podem agravar a dor no paciente com fibromialgia como as disfunções hormonais, alimentos imunoreativos, stress , ansiedade, intoxicações crônicas exógenas ( álcool, metais pesados, organosfosforados) , obesidade e dores locais como uma dor miofascial. Mais informações sobre tratamento da dor: 21-34398999 (Clínica Higashi Rio de Janeiro) ou 43-33238744 ( Clínica Higashi Londrina).