O que é Estimulação Magnética Transcraniana Profunda Não Invasiva ?

Estimulação Magnética Profunda é um tratamento que se utiliza da tecnologia eletromagnética para estimular regiões mais profundas cerebrais e estudos tem demonstrado eficácia na depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno do estresse pós-traumático, doença de Parkinson e Dor Crônica.

A Estimulação profunda pode ser utilizada em um aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva Superficial com uma bobina em duplo cone ou em outro aparelho que tem uma bobina em forma de capacete,  consegue-se  produzir campos eletromagnéticos que podem induzir excitação não-invasivas ou inibição de praticamente qualquer estrutura cerebral profunda ou cortical. Assim,  áreas cerebrais profundas poderiam ser tratado com a técnica aproveitando a plasticidade cerebral.

A Estimulação Magnética Transcraniana Profunda apresenta a vantagem em relação as técnicas neurocirúrgicas de estimulação profunda por não ser invasiva, por isso, não necessita de anestesia, e não induz crises convulsivas, praticamente isenta de efeitos colaterais, sendo bem tolerada pelos pacientes. Algumas pessoas podem ter dor de cabeça e vermelhidão no local da aplicação, mas estas melhoram espontaneamente ou com uso de analgésicos comuns.

O estudo das técnicas de estimulação magnética transcraniana profunda ou superficial é importante para ajudar em soluções tecnológicas avançadas para o tratamento de uma variedade de distúrbios cerebrais. Inicia-se assim, uma evolução  no tratamento de transtornos cerebrais, através da terapia eletromagnética.

A Estimulação Magnética Transcraniana Profunda já foi aprovada nos Estados Unidos pelo FDA  para o tratamento de episódios depressivos em pacientes adultos que sofrem de Transtorno Depressivo Maior, a qual não conseguiram alcançar a melhoria satisfatória no tratamento prévio com medicação antidepressiva.

EMT x Antidepressivos.png

No Brasil, a Estimulação Magnética Transcraniana Profunda recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento de seis distúrbios cerebrais, incluindo depressão, transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva), esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), doença de Parkinson e dor crônica, lembrando que a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana superficial já é aprovada pela ANVISA no Brasil desde 2006, a diferença entre a Estimulação Magnética Transcraniana Profunda e a Estimulação Magnética Transcraniana Superficial esta no fato, que esta, estimula estruturas corticais, ou seja, 2 cm de profundidade, já a Estimulação Magnética Transcraniana profunda estimula áreas subcorticais, ou seja, até 8 cm de profundidade da calota craniana.

EMT x ETC.png