Neurofeedback de SCP combinada com Terapia Cognitivo Comportamental na Compulsão Alimentar

neurofeedback Rio de Janeiro

Existe uma combinação muito prevalente entre a compulsão alimentar e a falta de atenção no controle do comportamento de impulsividade alimentar. Medicações são utilizadas com o propósito da melhora desta relação mas podem ter efeitos colaterais, por isso o treinamento de neurofeedback de SCP (Slow Cortical Potencial) pode ser uma alternativa não medicamentosa pois treina o processo de ativação cognitiva cerebral a regular os seus níveis de ativação e neuroplasticidade.  O neurofeedback de SCP regula o início da processo de autorregulação cerebral, ou seja, na atenção, foco e controle dos impulsos. A SCP são pequenas variações lentas de voltagem dentro das sinapses entre os neurônios que controlam sua atividade cerebral para mais excitável (preparado para agir e focar) ou menos excitável (calmo, estável, menos impulsivo), regulando o indivíduo a ativar o seu processo cognitivo no sentido que ele aprende a se auto-regular conscientemente o seu estado neurofisiológico, exercitando a capacidade de preparar o cérebro para tarefas mentais. Essa técnica ajuda no controle da compulsão alimentar pois modula a atividade cerebral no autocontrole da impulsividade. A neuromodulação com neurofeedback de SCP tem o potencial de oferecer resultados mais rápidos e duradouros em relação a outros tratamentos convencionais, não tem efeitos colaterais, contribuindo para o desmame de medicações, tendo como possíveis resultados:

  1. Aumento da prontidão mental.
  2. Melhora do foco
  3. Aumento do controle cognitivo
  4. Redução da ansiedade
  5. Melhora no controle da impulsividade e no comportamento.

O neurofeedback de SCP não é um estímulo passivo, é um treinamento com o objetivo do cérebro se autorregular para a aplicação prática do dia a dia, ou seja, direcionar a sua vida para o seu controle e consequentemente viver melhor com suas decisões.

 

O transtorno da compulsão alimentar é caracterizado pelo consumo de uma grande quantidade de alimentos em curto períodos, ela pode ser vista como um transtorno semelhante ao abuso de substâncias ou a outros transtornos de dependência, costuma envolver impulsividade e ansiedade elevada, e a mudanças reais nos circuitos cerebrais que fazem com que a pessoa sinta urgência, perda de controle e busca de saciação imediata, levando o cérebro a reduzir momentaneamente uma tensão interna, com o tempo o cérebro passa a reagir exageradamente a gatilhos levando a pensamentos automáticos e disfuncionais o que leva a ansiedade e culpa. 

Neurologicamente, o transtorno da compulsão alimentar demonstra uma maior sensibilidade aos estímulos de recompensa através da alimentação. Ao mesmo tempo as redes de controle são menos ativas. Através do neurofeedback de SCP os indivíduos afetados podem aprender a controlar melhor os seus impulsos. Isso lhes dá a oportunidade de resistir à compulsão. Os indivíduos podem notar uma melhora no autocontrole, no curto, médio e longo prazo.O autocontrole do treinamento contribui objetivamente para a autoestima sendo uma efetiva motivação o que é benéfico para o tratamento como um todo.

O neurofeedback de SCP pode reduzir os próprios sintomas que antecedem a próprio compulsão pois treina diretamente circuitos envolvidos que antecedem a própria resposta da compulsão alimentar. Há evidências também que o neurofeedback  de SCP tem benefícios em condições relacionadas à compulsão, como o Transtorno e Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) pois estes transtornos são relacionados diretamente com cérebro hiper-ativado e desregulado, então o NFB treina justamente este auto-controle da ativação cortical, ou seja, ativar quando é preciso (focar) e desativar quando é preciso, reduzindo os impulsos que geram a ansiedade, reduzindo a reatividade emocional, e aumentando a clareza mental, no sentido que o individuo inicia o processo de auto-observação de suas crenças limitantes, sendo assim possível a  reestruturação proposta pela Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) , dado a esse fato, o Neurofeedback costuma funcionar melhor quando integrado com a TCC. Sendo assim com o treinamento de neurofeedback de SCP o indivíduo começa a ter menos urgência e mais capacidade de auto-controle, facilitando a aplicação da técnica da TCC. No neurofeedback de SCP o indivíduo treina o foco e atenção dirigida e na terapia cognitiva comportamental esse mesmo individuo atua na reformulação de seus pensamentos disfuncionais.

Setor de treinamento de Neurofeedback de SCP na Clínica Higashi Rio de Janeiro

Setor de treinamento de Neurofeedback de SCP na Clínica Higashi Rio de Janeiro

A primeira etapa da ressignificação de uma distorção cognitiva é estar em foco para substituir a crença anterior por um novo pensamento funcional, então, é necessário um requisito primário, o início do processo de atenção dirigida para o próprio pensamento, nesse sentido o neurofeedback otimiza o processo inicial da ressignificação do pensamento.

A Terapia Cognitiva Comportamental exige atenção direcionada para identificar distorções cognitivas que estão presentes nos pensamentos disfuncionais gerados por gatilhos que levam a compulsão, monitorar esses gatilhos exige atenção e foco,  a qual no treinamento com neurofeedback de SCP o indivíduo, otimiza esta capacidade de focar, abandonando o gatilho mental que antecede a compulsão.  Assim o indivíduo aprende a ter mais o auto-controle e a se engajar ainda mais no processo de mudança cognitiva e comportamental.

Durante o treinamento com o neurofeedback de SCP o indivíduo observa em tempo real a sua capacidade de autorregulação através da mudança do potencial da sua onda cerebral que vai do positivo para o negativo, e vice-versa, do negativo para o positivo, ou seja,  da ativação para desativação, e da desativação para a ativação. Deste modo, ele observa que está no controle de como fazer o seu cérebro funcionar, o que gera motivação para a mudança.  O indivíduo passa a compreender que o seu processo mental pode estar sob seu controle e em consequência seus pensamentos e comportamentos também.

Resumidamente, o treinamento de neurofeedback de SCP prepara o foco e a atenção enquanto a terapia cognitivo comportamental utiliza esse foco para a mudança do pensamento disfuncional, criando assim uma sinergia entre ambas as abordagens. Com essa combinação a tendência é que o indivíduo seja cada vez mais racional e esteja no autocontrole de seu processo mental e comportamental levando a maior satisfação devido ao melhor resultado do seu objetivo estabelecido. . 

Como o neurofeedback funciona?

Eletrodos são fixados na cabeça do indivíduo para medir os sinais de EEG. Com base nestes sinais de EEG ele observa um feedback visual simplificado de sua atividade cerebral em  tela. Por meio desse feedback, o paciente é incentivado a modular sua atividade cerebral para estado de controle, monitorados pelo profissional treinado. O treinamento com o neurofeedback ocorre no mínimo em 10 sessões, 2 vezes por semana e com duração em média de 1hora por sessão.

Para maiores informações sobre neurofeedback de SCP e Terapia Cognitiva Comportamental entre em contato com a Clínica Higashi Rio de Janeiro pelos nossos telefones ( 21 -98208 4972 e 21- 34398999).

Autora:  Carine H Hildebrandt de BuritY Psicóloga CRP 05/18858 – Neurofeedback e Terapia Cognitivo Comportamental