• Newsletter Receba nossos informativos
  • Procurar:

Técnicas especiais de injeção para o alivio rápido da dor

Técnicas especiais de injeção são procedimentos minimamente invasivos para controle rápido da dor, a qual, direciona com uma agulha especial a medicação no foco exato da dor (ex: nervo, músculo, raiz, tendão e etc). Existem vários tipos de técnicas especiais de injeção para o tratamento da dor, cada qual tem uma indicação precisa. Entre as técnicas especiais de injeção para tratamento da dor podemos citar: o bloqueio epidural, bloqueio facetário, injeção de trigger-points, , bloqueio do nervo ciático, injeção do nervo occiptal, entre outras.  Após a consulta é indicado o procedimento específico a ser realizado, normalmente após o procedimento ocorre alívio imediato da dor, no entanto,  o processo de melhora pode levar alguns dias, dependendo de cada caso. O procedimento requer apenas anestesia local e tem duração em média de 20 a 30 minutos. Além das técnicas especias de injeção serem um procedimento seguro, a Clínica Higashi possui equipamento moderno de Desfibrilador Automático Externo e Bolsa-Válvula-Máscara / insuflador manual, bem como uma equipe treinada de enfermagem para maior segurança de nossos pacientes.

 

Tipos de técnicas especiais de injeção no controle rápido da dor:

Bloqueio epidural: é uma técnica especial de injeção para controle rápido da dor causada pela inflamação da raiz espinhal denominada de radiculopatia. A causa mais comum para este tipo de dor é a hérnia de disco que pode ser lombar , cervical ou mesmo dorsal. A dor radicular costuma dar sinas de irritação radicular, a qual o exame físico neurológico é de suma importância para o diagnostico. O Bloqueio epidural é realizado com medicação anestésica e antiinflamatória para desinflamar o local exato da raiz inflamada, dito isto, o paciente costuma ter alívio rápido e duradouro do controle da dor, visto que o direcionamento do remédio é no local do problema. Muitos casos de indicação cirúrgica de hérnia de disco devido, a refratariedade ao controle da dor com medicação oral poderá ser evitado através do bloqueio epidural, entretanto, cado caso deverá será analisado de maneira individualizada.

 

Técnica especial de injeção intra-articular: A inflamação das articulações do joelho, quadril e  ombro são causas comuns de dor e limitação funcional do movimento. A técnica especial de injeção intra-articular com medicação antiinflamatório e  substâncias regenerativas podem reverter o quadro de limitação funcional aonde a medicação oral não resulta em resultado satisfatório. Em grandes articulações como o joelho e quadril, a aplicação de visco-suplementos associado a medicação antiinflamatória podem postergar o processo degenerativo articular que em muitos casos, podem ensejar em um tratamento cirúrgico.

 

Técnicas especiais de injeção em pontos gatilhos: os pontos gatilhos são focos de hiperalgesia, ou seja, aumento da resposta dolorosa,  localizados em uma fibra muscular tensa, pode ser fonte de dor crônica em qualquer área muscular, no entanto, os locais mais comuns são: pescoço, ombro, lombar e musculatura do glúteo. A dor dos pontos gatilhos pode muitas vezes ser de forma referida ( irradiada), no entanto, quando se trata o foco deflagrador, o dor referida é eliminada. Um bom exame físico normalmente consegue descobrir a maioria dos pontos gatilhos mas em alguns casos, pode ser utilizado um algômetro ( medidor de dor) para localizar o ponto mas sensível. A técnica especial de injeção “dissolve” eliminando ou reduzindo a dor, podendo trazer alívio imediato da dor.

 

Bloqueio facetária: Em nossa coluna cervical, torácica e lombar a  articulação facetária é responsável pela movimentação das vértebras permitindo que nossa coluna tenha mobilidade e flexibilidade.A inflamação nestas articulações são causa de dor em qualquer região da coluna e dependendo do grau de inflamação a dor pode ser intensa e limitar significativamente o movimento da coluna cervical , lombar ou torácica. O Bloqueio da articulação facetária com medicações para controlar a inflamação e ou anestésicos para bloquear a transmissão nervosa da dor, pode ajudar de maneira significativa a dor na coluna, ajudando o individua a retornar suas atividades laborais.

 

Bloqueio do nervo occiptal: A dor de cabeça que tem origem nas estruturas cervicais são entre as causas mais comuns de cefaléia secundária. Sabe-se que o dor é gerada  pela sensibilização do nervo occipital, esta gera uma dor difusa e irradiada da cervical para cabeça. O bloqueio do nervo occipital com substâncias anestésicas e ou antiinflamatórias podem ser tanto tratamento como diagnóstico, pois a melhora após o bloqueio significa que a dor de cabeça é de origem cervical, pelo mecanismo de sensibilização periférica.

 

Bloqueio do nervo ciático: a inflamação do nervo ciático pode causar dor irradiada distal das pernas a partir da região glutea. O bloqueio do nervo ciático pode ser realizado com medicação anestésica e antiinflamatória. É importante ressaltar ponto gatilho na região do músculo piriforme pode simular uma inflamação no nervo ciático, pois o nervo ciático situa-se logo abaixo do músculo piriforme, por isso, cabe a experiência clínica do médico  saber diferenciar a técnica especial de injeção mais indicado para a origem real da dor do paciente.

Mais informações sobre tratamento da dor pelos telefones da Clínica Higashi:  Rio de Janeiro | RJ : (21)982084972 / (21)34398999 ou Londrina | PR : (43) 999300185 | (43)33238744 .

Localização

  • Rio de Janeiro - RJ
  • Londrina - PR
  • Rio de Janeiro:
    (21) 3439-8999
    (21) 9820-84972

    Rua Real Grandeza, 108, sala 226, Real Medical Center
    CEP: 22281-034 Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

  • Londrina:
    (43) 3323-8744
    (43) 9930-0185

    Rua Senador Souza Naves, 626
    CEP: 86010-160 Centro - Londrina - PR