O Neurofeedback é uma técnica de com tecnologia de ponta que utiliza o dispositivo de Eletroencefalograma (EEG) para mensurar a atividade elétrica cortical, esta atividade elétrica é mensurada em frequências de ondas, medidas em Hertz (Hz). Possui diferentes modalidades de treinamento, que basicamente, se distinguem pelos equipamentos e softwares utilizados. Estudos demonstram que o Neurofeedback, quando realizado em protocolos de forma adequada, é capaz de induzir a neuroplasticidade (SITARAM, 2013).

O Neurofeedback de SCP é uma modalidade de Neurofeedback. Atua através da  atividade elétrica cortical denominada Potencial Cortical Lento ou Slow Cortical Potential (SCP), esta atividade pode ser classificada como uma pré sinapse, ou como um pré disparo neuronal. 

 

 

Desta forma: 

“Os SCPs pertencem à família de eventos relacionados a eventos potenciais. Ao contrário da atividade oscilatória das ondas cerebrais (delta, teta, alfa, beta e gama), os potenciais relacionados a eventos não ocorrem espontaneamente … Os SCPs podem ser observados a partir de 500 milésimos de segundos após o início de um estímulo. Sua duração é de 300 milésimos de segundos a vários segundos, e eles podem alternar de ser eletricamente negativo para eletricamente positivo” (STREHL, 2009 pág. 118).

Nos estados negativos, observa-se uma redução de excitação de estruturas neuronais que induzem a facilitação do processamento de informações e funções cognitivas importantes.  Os estados positivos indicam a redução da atividade cortical das estruturas neurais, resultando em reflexos de alarme, preparo, luta e fuga (BIRBAUMER & Cols., 1990).

Segundo BIRBAUMER (1999), os seres humanos podem aprender a regular voluntariamente esses potenciais após o treinamento operante, utilizando feedback imediato e reforço positivo para mudanças de potenciais lentos autogerados. Após a auto regulação dos potenciais corticais lentos (negativos), estudos comprovaram melhora no desempenho motor e cognitivo de várias tarefas, dependendo da localização cortical específica da resposta aprendida. A auto regulação de potenciais corticais lentos aprendida baseia-se na redistribuição dos recursos atencionais e depende especificamente de um sistema de atenção pré-frontal e talâmico. 

SITARAM & COLS. (2013) comprovaram em seus estudos que o Neurofeedback de SCPs é uma atividade de aprendizagem de neuroregulação, por meio de um condicionamento operante, no qual torna-se possível desenvolver aquisições de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais.

A elaboração dos protocolos deve ser pautada por evidências científicas, para isto, é fundamental que a equipe responsável esteja atualizada com a tecnologia do Neurofeedback de SCP, que mantenha uma revisão periódica dos estudos e protocolos internacionais e esteja atenta para o surgimento de novas pesquisas e evidências científicas relacionadas ao Neurofeedback de SCP.

O recomendado é que, os protocolos de treinamento de Neurofeedback de SCP sejam feitos de forma personalizada, ou seja, que estes sejam adaptados à realidade, necessidades, objetivos e estratégias, queixas e sintomas e diagnóstico de cada um. 

Atualmente com a evolução das técnicas, o Neurofeedback tem atraído inúmeras pessoas que buscam melhoria na qualidade de vida, melhoria de performance esportiva e funções executivas, isto porque Neurofeedback não apresenta contra-indicações, é não invasivo e não tem efeitos colaterais.

Devido ao número cada vez maior de casos refratários a medicação e ainda ao grande número de aumento de efeitos colaterais dos tratamentos tradicionais com uso de medicações, o Neurofeedback de SCP é de fato uma possibilidade de tratamento inovadora, não invasiva, sem efeito colateral, sem contra indicações.

 O Neurofeedback de Slow Cortical Potencial pode ser considerado como uma alternativa de tratamento eficiente, sendo principal aliado para transtornos importantes como o TDAH, Epilepsia, Ansiedade, Pânico, Fobias, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Enxaqueca, Insônia e ainda pode atuar como ferramenta para melhoria de performance esportiva e contribuir de forma efetiva para uma saúde global, ou seja, contribui para a  qualidade de vida.

Atualmente, podemos encontrar interessantes referências internacionais sobre o Neurofeedback de SCP. No Brasil, ainda precisamos evoluir em pesquisas sobre Neurofeedback, sobretudo nessa técnica que utiliza o slow cortical potential. No Rio de Janeiro, Clínica Higashi foi pioneira em utilizar o Neurofeedback de SCP. 

Mais informações sobre Neurofeedback entrar em contato: 21 – 34398999 ( Clinica Higashi Rio de Janeiro)

Referências:

  • Arns M, de Ridder S, Strehl U, Breteler M, Coenen A: Efficacy of neurofeedback treatment in ADHD: the effects on inattention, impulsivity and hyperactivity: a meta-analysis. Clin EEG Neurosci 2009; 40:180-189.
  • Birbaumer N, Elbert T, Canavan A, Rockstroh B: Slow potentials of the cerebral cortex and behavior. Physiol Rev, 1990;70:1-41.
  • Birbaumer, N., Ghanayim, N., Hinterberger, T., Iversen, I., Kotchoubey, B., Kübler, A., et al. A spelling device for the paralysed. Nature, 1999; 398, 297–298. 
  • Ruiz S, Lee S, Soekadar SR, Caria A, Veit R, Kircher T, Birbaumer N, Sitaram R: Acquired self-control of insula cortex modulates emotion recognition and brain network connectivity in schizophrenia. Hum Brain Mapp 2013; 34:200-212.
  • Strehl, U., Kotchoubey, B., Trevorrow, T., and Birbaumer, N. Predictors of seizure reduction after self-regulation of slow cortical potentials as a treatment of drug-resistant epilepsy. Epilepsy Behav, 2005; 6, 156–166. 
  • Strehl U, Leins U, Goth G, Klinger C, Hinterberger T, Birbaumer N: Self-regulation of slow cortical potentials: a new treatment for children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Pediatrics 2006, Nov;118(5):e1530-40.
  • Sitaram R, Ruiz S, Birbaumer N: Learned regulation of brain metabolism. Trends Cogn Sci 2013; 17:295-302.