O Transtorno Depressivo Maior – DEPRESSÃO –  é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono, alterações do apetite, redução do interesse sexual, retraimento social, idéias suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho).

A depressão é diferente do humor triste, por se tratar de uma condição duradoura, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. 

Considerando-se que aproximadamente 20% das gestantes apresentam depressão clínica e não podem fazer uso de antidepressivos durante a gravidez devido a efeitos colaterais que prejudicam o desenvolvimento do feto, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) surge como forma de tratamento viável e seguro para as gestantes.

Um estudo publicado em 1999 por Nahas e cols descreveu o primeiro relato da aplicação da EMT em paciente gestante demonstrando sua eficácia, tolerabilidade e segurança, merecendo posteriores replicações para consolidar o uso da técnica nesse tipo de paciente.(1)

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma técnica segura e os pulsos simples de baixa freqüência (1 Hz) vem sendo utilizados há mais de 15 anos para fins de tratamento, evidenciando nos vários estudos específicos ser a técnica isenta de riscos e ter ótima tolerabilidade.

A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) no tratamento da depressão de gestantes pode ser feita também em alta freqüência (10Hz), do lado direito ou esquerdo na região do córtex pré-frontal.

Todos os critérios do protocolo feito pelo paciente na Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) deve ser minuciosamente avaliado em consulta com médico especialista (ex: Neurologista) para estabelecer os limites de parâmetros de estimulação considerados seguros, tais como intensidade do pulso, freqüência utilizada, número de estímulos e tempo da sessão, etc.

A utilização do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) em pacientes com histórico de depressão grave e grávidas ou com desejo de engravidar, permite a retirada das medicações e a efetivação de uma gestação e pós-parto seguro e equilibrado.

Para maiores informações entre em contato com a Clínica Neurológica Higashi Rio de Janeiro pelo telefone (21) 3439-8999.

 

Leitura Complementar:
1.  Nahas Z; Bohning DE; Molloy MA; Oustz JA; Risch SC; George MS. Safety and feasibility of repetitive transcranial magnetic stimulation in the treatment of anxious depression in pregnancy: a case report. J Clin Psychiatry 1999 Jan;60(1):50-2;
2. Klirova M, Novak T, Kopecek M, Mohr P, Strunzova V. Repetitive transcranial magnetic stimulation (rTMS) in major depressive episode during pregnancy. Neuro Endocrinol Lett. 2008 Feb;29(1):69-70

 

Produzido por:
Andrea Nunes Higashi
Coordenadora de Educação e Pesquisa da Clínica Higashi – Neuroestimulação e Neurologia Rio de Janeiro e Londrina