A fibromialgia é uma doença neurológica que causa dor em diversas áreas do corpo, normalmente se manifesta com outros sintomas associados como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, etc. Seu impacto na vida dos pacientes está relacionado a limitações para atividades da vida diária. A disfunção das redes neurais envolvidas no sistema de excitabilidade e de inibição são responsáveis pelo desencadeamento da dor.

 

 

Para muitos pesquisadores a fibromialgia está relacionada à informação anormal através das vias aferentes ao cérebro que, devido ao fenômeno de sensibilização central, altera o processamento sensorial do mesmo, levando à sensação crônica de dor. De acordo com um comunicado de imprensa da TCT Research, os benefícios da ETCC foram relatados em vários estudos em pacientes com dor crônica como fibromialgia.

A Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC) é uma forma de eletroterapia que atua diretamente no sistema nervoso central, modulando a atividade dos neurônios através de estímulos elétricos que atuam numa área específica do cérebro. As terapias de estimulação cerebral desempenham um papel no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, pois envolvem a ativação ou inibição do cérebro diretamente através da eletricidade.

Abaixo, o vídeo explica o método da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua (ETCC):

 

No ano de 2006, o Journal American Pain Society pubicou um estudo americano sobre a ETCC, realizado com um grupo de 30 pacientes com a colocação de eletrodo anódico (excitatório) no córtex motor primário induziu redução de 50% da dor e o efeito analgésico foi ainda significativo após 3 semanas quando o estudo terminou. Os únicos efeitos secundários relatados foram vermelhidão transitória da pele ligeira no local da aplicação e sonolência ligeira durante a sessão.

Outro estudo, realizado em 2008 pela Faculdade de Medicina da USP, no Brasil, onde foi selecionado um grupo com 23 mulheres com fibromialgia e utilizado o protocolo de ETCC anódica sobre o cótex motor esquerdo e catódica sobre a região supra-orbital direita, com corrente contínua de 2mA por 20 minutos, o outro grupo recebeu estimulação Shan (placebo) com sessões semanais por 10 semanas consecutivas antes de terapia multidisciplinar. O estudo mostrou que a associação de ETCC com terapia multidisciplinar pode trazer ganhos na diminuição dos sintomas clínicos da fibromialgia.

No ano de 2015, uma pesquisa realizada no Brasil apresentada pela Revista da Dor, envolvendo 20 participantes, todos do gênero feminino, divididos em dois grupos de 10 pacientes. Um grupo denominado ativo recebeu impulso elétrico de 1,0mA. O outro grupo, chamado Sham (placebo), não recebeu impulso elétrico.  Durante o procedimento ativo com o eletrodo anódico no córtex motor à esquerda. O eletrodo catódico foi posicionado na região supraorbital contralateral. Uma corrente contínua de intensidade de 1,0mA foi aplicada durante 20 minutos, por 10 semanas consecutivas, no grupo Sham, entretanto, não recebeu impulsos elétricos.

Através deste estudo científico, observou-se diferença estatística significativa no grupo ativo no que diz respeito a dor, capacidade funcional, aspectos físicos e aspectos emocionais, com melhora desses indicadores em comparação ao grupo Sham.

Concluiu-se, portanto, que o estímulo do córtex motor primário à esquerda com ETCC, em baixa intensidade, é responsável pela redução de dor nos pacientes com fibromialgia e pode ser um tratamento complementar ao convencional.

Para maiores informações sobre o tratamento da fibromialgia entre em contato com a Clínica Higashi no Rio de Janeiro (telefone 21- 3439-8999) e Londrina ( telefone 43-33238744)